Veja com IVAVeja sem IVA

História do Carimbo

logo branco

Por Carimbos.net

Atualizado a 30 de outubro de 2020

O carimbo tem uma história de milhares de anos. Neste artigo abordamos de forma breve a história do carimbo, sublinhando os momentos fundamentais para a sua evolução.

Reconhecido como uma ferramenta de autenticidade e reconhecimento de valor, a primeira representação de um carimbo data a 3000 anos antes de Cristo, em que as figuras eram esculpidas em rolos de pedras. 

A sua importância é porventura mais reconhecida na época feudal, período em que os reis utilizavam o carimbo ou os selos, geralmente produzidos em cera, para promulgar documentos. 

Carimbo em Portugal

É nesta altura que nos chega em Portugal a primeira forma de carimbo, semelhante ao que conhecemos hoje, pelo rei D. Dinis, em 1305

O carimbo era utilizado como forma de comprovar a veracidade de documentos e transmitir a palavra do rei. Era natural o rei utilizar o seu anel para marcar uma mensagem ou documento.

Decretou ele, D. Dinis, que para que um documento tivesse validade e se reconhecesse como verdadeiro, deveria ser escrito por tabeliães portugueses, autenticado com o carimbo/selo da cidade ou vila e feito na presença de cinco testemunhas.

Os carimbos/selos do concelho, como lhe chamavam, deveriam conter palavras régias, sinais reais, o nome de D. Dinis e o nome da cidade ou vila.

O carimbo/selo ficaria na posse de um “homem bom” nomeado pelo Rei e este jurar fidelidade sobre os Santos Evangelhos.

O carimbo e a borracha

A borracha é um elemento indissociável da história do carimbo, pois é a partir deste produto que nos chegam os carimbos mais tradicionais, como os carimbos de madeira.

A borracha é uma substância pegajosa que remonta à época dos maias e incas. Na Europa, o primeiro registo desta substância é de 1736, quando o famoso explorador francês Charles Marie de la Condamine enviou uma amostra para estudo.

Goodyear e o avanço tecnológico dos carimbos

Deve estar certamente a pensar em pneus quando lê o nome Goodyear

E foi, de facto, o inventor Charles Goodyear que descobriu acdentalmente a borracha vulcanizada.

Borracha vulcanizada – a vulcanização é um processo químico que transforma a borracha encontrada naturalmente num material mais durável. Isso é feito pela adição de curativos, como enxofre e, às vezes, aceleradores.

 

A descoberta de Charles Goodyear aconteceu em 1839, quando o inventor deixou cair um fragmento de borracha num fogão. 

Após anos de aperfeiçoamento, o material foi desenvolvido e a produção de borracha sintética a partir do petróleo e do gás natural generalizaram-se para uso comercial e também para os carimbos.

A invenção do Carimbo

Este é um tema controverso, pois vários inventores afirmam terem inventado o carimbo como conhecemos hoje.

Talvez o mais convincente é James Orton Woodruff. Um norte-americano que entre 1864 e 1866 criou um negócio em massa para a produção de selos personalizados, através da vulcanização para melhorar a ferramenta que até então era utilizada, assemelhando-se ao que entendemos hoje por carimbo.

Carimbo e a ciência

Falar de carimbos é falar de autenticação e veracidade de documentos, assim como a sua história. 

A Paleografia estuda  a “origem, a forma e a evolução da escrita, independentemente do tipo de suporte físico onde foi registrada, do material utilizado para proceder ao registo, do lugar onde foi utilizada, do povo que a utilizou e dos sinais gráficos que adotou para exprimir a linguagem”.

A Sigilografia estuda os sinetes, selos, bulas, matrizes e carimbos secos, que existem por todo o mundo e em Portugal podem ser vistos no Museu Histórico Nacional, onde estão entre outros o carimbo/selo em cera dos séculos XII e XIII da cidade de Hamburgo e duas bulas Papais dos séculos XIV e XV.

Carimbos e a Carimbos.net desde 1998

A Carimbos.net é uma das primeiras empresas online em Portugal e uma das primeiras no mercado dos carimbos.

A qualidade dos produtos, o serviço e apoio aos clientes são a razão do continuo crescimento e evolução.

Os milhares de clientes recorrentes comprovam a qualidade, o apoio e a continuidade.

Sem dúvida a experiência acumulada ao longo dos anos de existência, o uso de materiais de qualidade e um saber fazer, apoiados nos melhores equipamentos, garantem que Carimbos.net é e será um apoio permanente aos que nos procuram. 

Sentimos, portanto, que já fazemos parte da história do carimbo.

Artigos recentes

Carimbe-nos nas redes sociais

Shopping Cart
Portes gratuitos em Portugal Continental para produtos com valor superior a 40€